Fale com seu Psicanalista

Psicanalista Clínico - Dr. Jorge  A. M. Netto em seu escritório

 

Contate-nos

 

CONSULTAS  ONLINE  VIA  SKYPE 

NA  FORMA DE  DE  VÍDEO  CONFERÊNCIA 

Fale com o Psicanalista Dr. Jorge A. M. Netto via  Skype meu nome.

Psicanalista Jorge  A. M. Netto 

OU ATRAVES DO 

+55 ( 73 ) 98153-9959

Nossas linhas terapêuticas 

Atendemos os diferentes tipos de terapia, que melhor atende o seu perfil com segurança e confiança.

As linhas terapêuticas em psicologia são baseadas em abordagens teóricas e técnicas psicoterapêuticas que condizem com essas teorias. “A abordagem teórica é a descrição da visão de homem de determinado teórico, e as técnicas psicoterapêuticas são as ferramentas que o psicólogo utiliza para compreender a pessoa e para auxiliá-la em sua busca”, esclarece a psicóloga do Einstein, Ana Lucia da Silva.

Ao todo, existem mais de 200 tipos de psicoterapia com linhas terapêuticas diferentes. Ana Merzel, Coordenadora do Serviço de Psicologia do Einstein, explica as principais linhas terapêuticas utilizadas hoje:

Psicanálise: Segundo Freud, a psicanálise é um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis de outra maneira. É um método para o tratamento de distúrbios neuróticos que proporciona uma série de informações psicológicas, e que se tornou uma nova disciplina científica. É uma teoria que procura descrever a origem dos transtornos mentais, o desenvolvimento do homem e de sua personalidade, além de explicar a motivação humana. Com base neste corpo teórico, Freud desenvolveu um tipo de psicoterapia. O número de sessões semanais é variável e normalmente os processos terapêuticos levam anos. Geralmente o analista utiliza divã.

Junguiana: Carl Jung, fundador da psicologia analítica e discípulo de Freud, passou a se dedicar profundamente aos meios pelos quais se expressa o inconsciente. O inconsciente pessoal consiste fundamentalmente de material reprimido e de complexos, enquanto o coletivo é composto fundamentalmente de uma tendência para sensibilizar-se com certas imagens, ou melhor, símbolos que agregam sentimentos profundos de apelo universal. A psicoterapia junguiana tem como metas terapêuticas não só a conscientização das emoções, mas dos conflitos não aceitos, expressos muitas vezes por meio de doenças e sofrimentos. Tem como meta principal ajudar o indivíduo a retornar à sua essência de afeto, liberdade e bem-estar, ou seja, o resgate de sua condição humana, individual, natural e sem deformações. Os analistas junguianos utilizam o conteúdo onírico (sonhos) dos pacientes como meio de análise. O tempo de terapia é variável.

Lacaniana: Jacques Lacan foi seguidor de Freud e para ele a psicanálise não é uma ciência, e sim, uma prática por meio da livre associação chegando ao núcleo do ser. Esta terapia constitui-se pela noção de sujeito e de que o inconsciente se estrutura como a linguagem. O tempo da sessão é variável e depende do tempo lógico, isto significa que existem momentos de corte que são muito precisos e em que o analista precisará intervir sem hesitação.

Psicoterapia Cognitiva Comportamental: É uma forma de terapia objetiva que procura tratar de maneira direta e eficaz com ênfase no presente. O foco principal desta terapia está em como os problemas interferem na vida diária, e como é possível alcançar o entendimento destes problemas e desenvolver maneiras de lidar com eles. É um tipo de psicoterapia mais ativa, em que o psicoterapeuta participa ativamente e convoca o paciente a pensar sobre determinados assuntos entre as sessões.

Gestalt Terapia: É pautada na doutrina holística, na fenomenologia e no existencialismo. Baseada no "aqui-e-agora", a Gestalt Terapia tem como foco levar as pessoas a restaurar o contato consigo, com os outros e com o mundo. Por ser considerada uma abordagem humanista, acredita na capacidade do ser humano em se auto-realizar e de desenvolver seu potencial. O tempo de terapia é variável.

Psicodrama: Baseia-se na teoria da espontaneidade e na teoria dos papéis. A primeira está ligada à criatividade, e a segunda, a um conjunto de várias possibilidades de identificação do ser humano. Os papéis psicodramáticos expressam as distintas dimensões psicológicas do eu (self) e a versatilidade potencial de nossas representações mentais. A técnica utilizada é a dramatização de situações vivenciadas ou sentidas. O tempo de terapia é variável.

Jorge  Nettto

Psicanalista Clínico