Esclarecendo como se trabalha na Psicanalise

 

                                        O que é Psicanálise?

           Este termo foi criado em 1896 por Sigmund Freud para nomear um tipo de psicoterapia cujo método consiste na exploração do inconsciente a partir da fala livre do paciente e de intervenções do psicanalista. O que é Psicanálise?
Este termo foi criado em 1896 por Sigmund Freud para nomear um tipo de psicoterapia cujo método consiste na exploração do inconsciente a partir da fala livre do paciente e de intervenções do psicanalista. 
 

A Psicanálise Clínica se utiliza da "fala" do "analisado" que  através da  Associação livre de idéias poderá fazer a sua re-edição e resignificação dos seus conteúdos até então inconscientes.  Na travessia o avento do  sintoma se transforma na palavra. A Psicanálise Clínica pode se utilizar da  Interpretação dos Sonhos segundo às técnicas de Freud. 
O Psicanalista através da  Psicanálise não pode em hipótese alguma prescrever nenhum tipo de Exame Clínico, Médico ou de Receita de  Medicação.  A Psicanálise também não produz nenhum efeito colateral  ou indesejado. É importante ressaltar que   fazer "análise" ou Psicanálise não substituí a nenhum Procedimento Médico, seja Revisional ou Preventivo de Saúde com Profissional Médico, Clínico. A psicanálise não substituí a Medicina e nem algumas formas de tratamento de Saúde. Não substítue a   Exames Preventivos de Saúde ou de tratamento da sua  Saúde orgânica e Mental que é da responsabilidade individual de cada um em seu acesso a rede pública ou privada.  Porém não existe nenhuma restrição ou contra-indicação Médica, Clínica ou  Científica em relação a se fazer "análise",  ela  não produz nenhum risco  ao equlibrio da saúde física, mental ou psíquica . O Profissional que exerce a Psicanálise não prescreve nenhuma Medicação, não fornece Atestado de Saúde ou afastamento de Saúde. Somente quando necessário uma "declaração de Comparecimento"

 

No ambiente do Consultório Psicanalítico Freudiano deve existir o "Divã" que para o Psicanalista Freudiano representa o "Altar Sagrado da Psiquê da Alma ou do Inconsciente Humano".


É no Divã que o individuo se torna "sujeito" da sua própria história e vida, é sujeito falante de sua história e através da sua fala, suas queixas e vai revelando a si o seu inconsciente pela associação livre de ídéias momento quando inicia sua travessia do sintoma pela fala.  

 

A psicanálise atua no tratamento ou na prevenção de distúrbios psíquicos de natureza "abstrata" "inorgânica"  do mundo do "inconsciente"  na análise utiliza-se da associação livre de idéias e também interpretação de sonhos segundo a ciência psicanalítica.
 

A psicanálise leva o "analisado" ao melhor "Conhecimento de Si Mesmo" através da técnica freudiana da  "Associação livre de Idéias" com expressão da palavra, com libertação da fala, a expressão do conteúdo intrapsíquico  do "Inconsciente" vai gradativamente promover equilibrio e  qualidade de vida psíquica,  segundo a ciência psicanalítica.
 

A Psicanálise também pode atuar nas seguintes situações:

 

1o.)   Perturbações caracterológicas e estados neuróticos, histeria:, inadaptações, timidez, impulsividade, sentimento de culpa, desgosto obsedante, escrúpulo excessivo, ciúmes, carência emocional, distrações desagradáveis, dúvidas persistentes, abulias, fobias, obsessões, neurastenias (inorgânicas), medos, depressões, neuroses de conflitos psíquicos e histeria feminina. Atua nas perturbações psíquicas de origem inorgânicas e fundo psicossomático.
 

2o.)    Perturbações sexuais: masoquismo, sadismo, questões sexuais, impotência, insatisfação sexual, inibição, frigidez e outras de causas (inorgânicas).
 

3o.)     Perturbações psicossomáticas de origem psíquica: gagueira, tiques, enurese, enxaquecas, algias, asma, dispepsias, paralisias e diversas moléstias de pele, como eczemas e similares.
 

4o.)  Determinadas psicoses de ordem funcional, i. e., não provocadas por consumo ou dependência química, lesões cerebrais por acidentes, motivos genéticos ou orgânicos, mas por conflitos intrapsíquicos ou traumas no incosnciente.
 

          " A Felicidade é a realização tardia de um desejo pré-histórico "

                                  Prof. Dr. Sigmund Freud -  1856/1939

 

O  QUE  É A PSICANÁLISE ? 

 

Psicanálise é um ramo da ciência de estudo do comportamento humano que caminha bem independente da Psicologia e não mantém com ela nenhuma semelhança, somente faz menção a algumas proposições teóricas fundamentais.

 Quem é o Psicanalista? 
É um profissional que pratica a Psicanálise em consultórios, clínicas, empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses. Para atingir plenamente seus objetivos, o psicanalista deve ser uma pessoa com sólida formação humanitária, visto que a profissão requer uma acentuada cumplicidade entre analista e seu paciente.
Ministério do Trabalho - Os psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho - Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional.